Como parar de roncar?
Qual a diferença entre Roncar e Apneia do Sono?
Como parar de roncar?
Roncar é normal ou faz mal? Será o Ronco um alarme do corpo avisando que algo não está bem? No passado acreditava-se que o Ronco não fazia mal, somente quando associado com engasgos ou falta de ar poderia interferir na qualidade do sono e do bem estar no dia seguinte – provocar irritação, fadiga e prejudicar a saúde de outras formas.
Estudos mais recentes afirmam que roncar faz mal, de fato. Isso tudo além de causar problemas de relacionamentos, sendo que estudos afirmam ser a terceira maior causa de divórcios. Essa condição, quando interrompe a respiração passa a ser ainda mais perigosa por também estar associada à pressão arterial alta, predispondo também a derrames, AVC, e ataques do coração.
O ato de roncar pode estar associado com a Apneia do Sono, um outro distúrbio, que representa risco potencial de vida.
Consulte Mais informação
Qual a diferença entre Roncar e Apneia do Sono?
O Ronco ocorre durante o sono quando a passagem do ar através do nariz e garganta fica parcialmente obstruída, pela língua que se posiciona posteriormente na orofaringe devido ao relaxamento muscular de forma que interfere na passagem do ar, os tecidos ao redor vibram, e assim é produzido o conhecido som do roncar.
A Apneia do Sono é um distúrbio sério, em que a respiração é totalmente interrompida dezenas ou centenas de vezes durante a noite, podendo ocorrer falta de oxigênio no sangue, aumento dos batimentos cardíacos e interrupções do sono. Muitas vezes o Ronco é o primeiro sintoma da apnéia. Por isso, é fundamental que saber o que está realmente acontecendo e procurar tratamento.
Portanto, fique atento aos sintomas, se você está sofrendo de fadiga, falta de concentração e sonolência durante o dia, isso pode ser um problema mais sério do que roncar.

Quais são as causas do ronco?
Uma das principais causas do ronco é a anatomia individual, como tamanho das vias aéreas ligado a outros fatores como obesidade e sedentarismo. Maus hábitos como fumar, ingestão de bebidas em excesso e comer demasiadamente antes de dormir também contribuem para a piora do ronco.
Como o Ronco e Apnéia me prejudicam?
Para que nosso corpo possa desempenhar bem suas funções, os médicos recomendam em torno de 8 horas de sono diariamente. Se passamos uma ou duas noites com sono interrompido pelo ronco, vamos sobreviver com isso, porém quando esse quadro passa a fazer parte de nossa rotina, se repetindo por meses ou anos, logo saberemos que roncar faz mal para nossa saúde em geral, tanto física, mental e emocional.
Quer parar de roncar? Mude seu estilo de vida!
Mude seus hábitos! Mude sua vida! Parece frase pronta, mas é verdade. Mudar hábitos pode melhorar nossa qualidade de vida e consequentemente o ronco, a apnéia, o sono e o bem estar em geral.
Elevar o travesseiro
Elevar o travesseiro em alguns centímetros facilita a passagem do ar.
Dormir de lado
Evite dormir de costas, porque nessa posição você estará mais propenso a roncar.
Aparelho Intra Oral para Ronco
Aparelhos Intra Orais para ronco são dispositivos feitos sob medida utilizados durante o sono que não permitem o relaxamento da língua e a obstrução do ar. Diminuem o ronco e podem ser a solução do seu problema.
Limpe as passagens nasais
Solicite orientações de um médico de preferência otorrinolaringologista.
Mantenha o ambiente úmido
O ar seco pode irritar as membranas da garganta e do nariz, piorando o quadro do ronco. Umidificador de ambiente pode ser uma boa opção para enfrentar o clima seco.
Tratamento com Aparelho Intra Oral (AIO) para parar de roncar.
Os Aparelhos Intra Orais (AIO) são personalizados para cada paciente de acordo com a individualidade de cada um, são grandes aliados no tratamento do Ronco e da Apnéia. O aparelho intra oral (AIO) tem como objetivo a abertura do espaço aéreo e afastamento dos tecidos da garganta durante o sono, liberando a passagem de ar através da protrusão (avanço) e manutenção da posição mandibular e/ou lingual, com isso ocorre a redução dos eventos de ronco e da apnéia.
Os aparelhos para ronco, como são conhecidos, previnem a abertura da boca durante o sono, estabilizam a mandíbula, não permitindo que ela desloque para trás durante o sono, impedindo que a língua se posicione na região posterior da garganta, fazendo com que a passagem do ar se estreite.
As principais indicações dos aparelhos intra-orais são:
- Paciente com ronco primário;
- Apneia Obstrutiva do Sono leve/moderada;
- Apneia Obstrutiva do Sono grave quando houve intolerância ou recusa ao uso de CPAP;
- Na contra-indicação cirúrgica ou coadjuvante ao tratamento cirúrgico;

Tratamento do RONCO
Na Otoface, todos os processos são seguros e são tratados por uma equipe de especialistas que são adeptos em utilizar as técnicas mais recentes, como:
- Cirurgias;
- CPAP;
- Aparelhos intra-orais para ronco e apneia.

Apneia obstrutiva do sono
O Ronco muitas vezes não é levado a sério, muitas pessoas não o encaram como sinal de um problema de saúde potencialmente mais grave, e é verdade que nem todo mundo que ronca tem apneia do sono, mas noites mal dormidas podem gerar outros problemas, tais como: sonolência excessiva, irritabilidade, cansaço, fadiga, falta de concentração, além de incomodar o parceiro(a) durante à noite além de muitos outros incômodos .
Portanto se houver ronco alto, fique atento, e se esse ronco for acompanhado por períodos de silêncio, procure um especialista, afinal, sua saúde pode estar sofrendo riscos e não apenas incômodos causados por noites mal dormidas.
- O que é Apneia do sono?
- Obstrutiva
- Causas
- Sintomas
- Tratamento
- Exame para detectar
O que é Apneia do sono?
A Apneia Obstrutiva do Sono é um distúrbio do sono potencialmente grave em que a pessoa para de respirar diversas vezes durante a noite e a grande maioria das pessoas nem mesmo sabe de que têm o problema.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira se queixa de qualidade de sono ruim e cerca de 30% da população adulta sofre de apneia do sono.
Existem 2 tipos de apneia do sono: pode ser uma apneia obstrutiva do sono ou uma apneia do sono central.
Agende sua Consulta
Apneia Obstrutiva do Sono
Ocorre quando os músculos da garganta relaxam durante o sono e as vias respiratórias se fecham, impedindo a respiração adequada, podendo levar a uma drástica redução de oxigênio no sangue. Por ser incapaz de respirar, você desperta do sono por um breve momento - em que as vias respiratórias reabrem normalizando a passagem do ar. Esse problema, no entanto, se repete inúmeras vezes ao longo da noite e pode causar sérias complicações.
Durante a apneia obstrutiva do sono, a pessoa pode produzir um ronco ou um som semelhante ao sufocamento. O sono irregular, faz com que ocorram inúmeros microdespertares durante a noite e no dia seguinte a pessoa acorda cansada sonolenta e assim permanece ao longo do dia.
Agende sua Consulta
Causas e Fatores de risco da Apneia Obstrutiva do Sono
A principal causa é a obstrução das vias aéreass e situações como obesidade, aumento das amígdalas, circunferência do pescoço e alterações craniofaciais, predispõem à apneia do sono.
Até mesmo crianças podem apresentar apnéia e alguns fatores de risco costumam ser sinalizados pelos médicos. Eles variam de acordo com o tipo da doença, mas pelo menos duas características são mais comuns: ser do sexo masculino e ter mais de 50 anos de idade.
Os homens, em geral, são duas vezes mais propensos a desenvolver a doença do que as mulheres, que têm seu risco aumentado se estiverem acima do peso e também após a menopausa.
Excesso de peso
Depósitos de gordura em torno de vias aéreas superiores podem obstruir a respiração. No entanto, nem todo mundo que tem apneia do sono está acima do peso. Pessoas magras também podem desenvolver o transtorno.
Circunferência do pescoço
Pessoas com um pescoço mais grosso podem ter vias aéreas mais estreitas que o normal.
Estreitamento das vias aéreas
Algumas pessoas possuem vias aéreas naturalmente mais estreitas.
Histórico familiar
Pessoas que possuem parentes com histórico de apneia do sono dobram a predisposição para a doença.
Etnia
Afrodescendentes são mais propensos a desenvolver apneia do sono, principalmente os acima de 35 anos de idade
Álcool
O O consumo de bebidas e de substâncias como sedativos e tranquilizantes relaxam os músculos da garganta piorando o quadro da apnéia.
Alteração Hormonal
Mulheres grávidas ou na menopausa são mais propensas a desenvolver apneia do sono.
Obstrução nasal
Se tiver dificuldade em respirar pelo nariz , você fica mais propenso a desenvolver a apneia obstrutiva do sono.
Agende sua Consulta
Sintomas da Apneia do Sono
Somente um médico do sono é capaz de fazer um correto diagnóstico, diferenciando os sinais de apnéia de outras doenças, assim que aparecerem os seguintes sintomas é necessário procurar um especialista.
Etnia
Hipersonia (sonolência excessiva durante o dia);
Ronco alto;
Despertar abruptamente durante a noite com falta de ar;
Pausas frequentes na respiração durante o sono;
Despertar com a boca seca;
Cefaleia matinal (dor de cabeça);
Insônia;
Déficit de atenção;
Apresentar irritação, nervosismo e impaciência durante o dia, decorrentes de uma noite mal dormida;
Ter esquecimentos.
Agende sua Consulta
Tratamentos para Apneia do sono
O tratamento da apnéia obstrutiva do sono tem por objetivo manter as vias aéreas abertas para que não ocorra a obstrução da passagem do ar.
Em alguns casos, os pacientes podem usar aparelhos odontológicos (AIO) para manter a mandíbula e língua posicionadas em protrusão ideal impedindo o bloqueio das vias aéreas.
Nos casos severos é necessário o uso de CPAP, uma máscara de pressão positiva contínua nas vias aéreas, mantendo a via respiratória “aberta".
As cirurgias podem ser uma opção em alguns casos.
Agende sua Consulta
Exame para detectar Ronco e Apneia do Sono
A polissonografia é o exame mais moderno para investigar o ronco e apnéia, mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono. As informações são coletadas por sensores espalhados pelo corpo e analisadas por computadores que os transformam em dados, que serão analisados pelo médico do sono o qual indicará o melhor tratamento de acordo com o problema do paciente. Pode ser realizada tanto em laboratório do sono (clínica) como na casa do paciente (domiciliar), sendo que a domiciliar não é indicada para quadros de insônia, síndrome das pernas inquietas, narcolepsia, e não é recomendada para crianças.
Agende sua Consulta
Convênios
Cobertura por Convênios Médicos
- AGF Allianz
- AMIL
- Ascade
- Asder
- Afeb Brasal
- Affego
- Allianz
- Asete
- Asfub
- Assefaz
- Bacen
- Bradesco
- BRB Saude
- CAMB
- CAIXA Saude (CEF)
- Casec (Codevasf)
- CONAB
- Cassi
- ECT (Postal Saude)
- Eletronorte
- Embrapa
- Embratel
- Faceb
- Fapes (BNDES)
- Fascal
- Fassincra
- Furnas
- Fusma (Hospital Naval)
- Fusex
- Gama Saúde
- Fusex
- GEAP
- Golden Cross
- Infraero
- Intermédica
- Irmãos Gravia
- Life Empresarial
- Medial
- Mediservice
- Notre Dame
- Petrobrás
- Porto Seguro
- Omint
- Plan Assiste/Pro-social: MPDFT, MPF, MPM, MPT
- Proasa
- Saúde CAIXA
- Sesef (Plansfer)
- SIS (Senado Federal)
- Sulamérica
- STJ
- STM (PLAS/JMU)
- TJDFT
- TRE
- TRF
- TRT
- TST-Saúde
- Unafisco (Sindifisco)
- Unimed
Inscreva-se para marcar uma consulta nos exames de saúde para encontrar problemas antes que eles comecem.
Agende sua Consulta
ou Ligue: 061-3346-9683